ACOMPANHANTE TERAPÊUTICO

O acompanhante terapêutico (AT) é um auxiliar que atua na coleta de dados, na aplicação de técnicas e no manejo de contingencias de acordo com a necessidade observada pelos responsáveis pelo atendimento. Tem como principal função intensificar as intervenções baseadas na análise do comportamento. Tais intervenções podem ser realizadas em diferentes contextos, envolvendo ou não demais cuidadores. A programação das intervenções é realizada de acordo com as demandas observadas em cada caso e envolve uma carga horária que varia de 15(quinze) a 30 (trinta) horas por semana.

ATs disponibilizados pela Clínica Sofiaa:

Ana Lídia Rodrigues de Sousa

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, possui experiência como acompanhante terapêutica no musical - Uma sinfonia diferente, destinado para crianças diagnosticadas com TEA. Tem interesse em se especializar em análise do comportamento aplicada a indivíduos com transtornos atípicos.

Gabriela Bertoloto Tagliolatto

Graduanda de Psicologia no Centro Universitário de Brasília – UniCeub, com previsão de conclusão em 2017. Experiência profissional em acompanhamento terapêutico com um adulto diagnosticado com “Transtorno do Espectro Autista”, antigo “Autismo Clássico” (duração de dois anos). Por meio de uma pesquisa qualitativa, investigou a respeito das configurações subjetivas da pessoa diagnosticada com o autismo. E, atualmente, desenvolve um artigo científico a respeito do mesmo tema.

Verônica Teles

Cursando graduação em Psicologia no 8º semestre pela UDF - Centro Universitário do Distrito Federal. Experiência na área de habilidades sociais sob o enfoque da análise do comportamento. Trabalhou como monitora de colônia de férias com crianças e adolescentes; na realização de observação/supervisão com crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais do Centro de Ensino Especial 01 e tem interesse em se especializar na área da Psicologia cognitivo comportamental.

Jessica Marques Silveira

Graduanda em Psicologia pelo Uniceub cursando o 8º semestre, com conclusão prevista para o fim de 2017. Atualmente está produzindo um artigo com enfoque nas relações de gênero feitas a partir de desenhos animados infantis. E é formada em inglês pela escola de línguas Wizard.

Ellen Silva Campos

Graduanda em Psicologia pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB – 5º semestre. Foi estagiária na Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Ministério da Justiça e na Coordenação de Combate aos Ilícitos Transnacionais no Ministério das Relações Exteriores. Trabalhou como voluntária na brinquedoteca do Hospital da Criança de Brasília José Alencar e na Aldeias Infantis SOS.

Braian Ferreira

Cursando graduação em Psicologia no 6° semestre no IESB- Instituto de Educação Superior em Brasília. Realizou acompanhamento durante 1 ano com uma criança portadora de necessidades especiais na rede pública de ensino, atuou como Educador Social durante 2 anos com crianças do ensino integral da rede pública. Pretende obter a especialização na área da Análise do Comportamento Aplicada.

Amanda Cristina Lamego de Carvalho

Cursando o terceiro semestre de Psicologia na Faculdade Anhanguera. Experiência profissional em acompanhamento terapêutico, pela primeira vez, na Clinica Sofiaa desde Dezembro de 2016. Tem interesse em se especializar em análise do comportamento aplicada.

Natália Rodrigues de Souza

Cursando o 6º semestre de Psicologia no Centro Universitário de Brasília – UniCeub. Formada em inglês pela escola de línguas CCAA. Sua primeira experiência profissional foi como assistente terapêutica na Clínica Sofiaa, acompanhando duas crianças com Transtorno do Espectro Autista. Pretende se especializar em análise do comportamento aplicada.

Andressa do Carmo Santos

Cursando sexto semestre de Psicologia no UniCeub, Centro Educacional de Brasília. Trabalhou como voluntária na ONG Sonhar Acordado. Sua primeira experiência profissional como acompanhante terapêutico foi na Clínica Sofiaa. E é formanda em inglês pela Casa Thomas Jefferson.